Como funciona a rede?

:: Introdução ::



Uma placa de rede é necessária para se fazer uma rede entre computadores. Sem ela você não pode se comunicar com outros computadores. Existem algumas coisas que é preciso saber para fazer uma boa rede: se você tem uma placa lenta de um lado e rápida do outro lado não vai adiantar essa placa rápida porque a primeira vai "segurar a informação".

:: História da Ethernet ::

A ethernet é um sistema para ligar computadores dentro de um prédio e assim todos usando os mesmos arquivos, softwares etc. É diferente da internet, que conecta remotamente computadores por linhas de telefone, protocolos e hardware.

Robert Metcalfe era membro do grupo de pesquisa da Xeros no Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) onde alguns dos primeiros computadores pessoais foram feitos.

Metcalfe foi requisitado para constuir um sistema de rede para os computadores do PARC, a motivação da Xerox para realizar esse projeto foi a construção da primeira impressora laser do mundo e eles queriam que todos os computadores do PARC fossem capazes de imprimir com essa impressora.





Então Metcalfe tinha dois desafios: a rede teria que ser rápida o bastante para acompanhar a nova impressora laser; e de quebra teria que conectar centenas de computadores no mesmo prédio.

Nunca se havia conectado centenas de computadores no mesmo prédio, no máximo um ou no máximo três computadores isso quando não se pensava ainda em uma grande rede.

A imprensa diz que a ethernet foi inventada em 22 de maio, 1973, quando Metcalfe escreveu um memorando para seu chefe dizendo do potencial da ethernet, mas Metcalfe sabe que a ethernet foi criada relativamente com o tempo e avanços e descobertas de terceiros.

Em 1976, Metcalfe e David Boggs (Assistente de Metcalfe) publicaram uma nota, "Ethernet: Distributed Packet-Switching For Local Computer Networks."
Robert Metcalfe deixou a Xerox em 1979 para promover o uso de computadores pessoais e redes locais (LANs).

Ele conseguiu convencer a Digital Equipment, Intel e a Xerox Corpotarions para trabalharem juntas no padrão da ethernet. Agora existe até uma indústria internacional que controla os padrões da ethernet.

:: Tipos de Ethernet ::

Muitos dizem que a primeira placa de rede foi a Thicknet, 10base5. A indústria usou a Thicknet até os anos 80 quando a Thinnet 10Base2 apareceu. Comparando a Thicknet com a Thinnet, a primeira oferecia 5 milímetros e a segunda oferecia 10 milímetros, e a flexibilidade dos cabos ajudaram nas redes quando eram feitas nos escritórios.
A forma mais comum de Ethernet, porém, é 10Base-T. 10Base-T oferece melhores propriedades elétricas do que a Thinnet, porque 10Base-T utiliza cabo de par trançado sem proteção (UTP) é melhor que o cabo coaxial.



Ethernet Rápida

No meio dos anos noventa, a Ethernet rápida já estava bem madura e teve alguns marcos:
- GRande aumento da velocidade da Ethernet
- Não se necessitava trocar os cabos existentes, apenas as placas de rede.

Existem dois tipos de Ethernet Rápidas.

-100Base-T (Usando par trançado)
-100Base-FX (Usando cabos de fibra óptica)
Os 100Base-T mais populares são:
- 100Base-TX (Categoria 5 UTP)
- 100Base-T2 (Categoria 3 UTP)
- 100Base-T4 (Categoria 3 UTP)

:: Conclusão ::

Nos dias de hoje uma rede de computadores é quase que obrigatório para um escritório, mesmo este sendo de pequeno porte. As placas de rede fazem o trabalho de comunicação entre computadores e sem elas estariamos até hoje usando o computador "solo" coisa que não era muito dinâmica.

Copied for: Museu do Computador

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:
Compare Produtos, Lojas e Preços