Uma ordem judicial da 31ª Vara Civel do Tribunal de Justiça de São Paulo, que pede o bloqueio de um blog do WordPress com conteúdo criminoso, pode retirar do ar todos os blogs hospedados no serviço, revelou a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet), nesta quarta-feira (09/04).
A associação foi intimada a tomar as providências necessárias para tirar do ar o site - cujo endereço corre sob segredo de justiça.
“Tecnicamente falando, contudo, não há como bloquear só um endereço. O bloqueio só pode ser feito por meio de IP e, então, todos os blogs do WordPress sairão do ar”, explica o presidente do conselho diretor executivo da Abranet, Eduardo Parajo.
“Mais de 3 milhões de brasileiros acessaram blogs do Wordpress em fevereiro deste ano, informa o Ibope/NetRatings. A audiência equivale a 13,9% dos acessos residenciais ativos registrados no País em fevereiro. “Há um ano, o Wordpress tinha apenas 618 mil leitores”, destaca José Calazans, analista de internet do Ibope Inteligência.”
O presidente da Abranet revela que, graças a este fator, “o WordPress está encaminhando uma documentação explicando que, por questões técnicas, não é possível bloquear só um endereço e que isso afetará outros usuários.”
Segundo Parajo, a indicação da Abranet é que o juiz solicite diretamente que o WordPress remova o site ao invés de fazer um bloqueio pelo IP.
O pedido judicial remete ao caso do vídeo de Daniela Cicarelli e seu namorado fazendo sexo em uma praia da Espanha, que foi divulgado no YouTube.
Fonte: IDG NOW
|